Plano de aula – Curso Melhor Gestão,
Melhor Ensino
Crônica “Meu Primeiro Beijo”, de Antônio
Barreto.
Público Alvo: 9º ano
Tempo Previsto: 10 aulas
Objetivos:
1)
Analisar e identificar o gênero crônica;
2)
Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros;
3)
Identificar aspectos e características do gênero;
4)
Caracterizar o narrador da crônica;
5)
Produzir crônica a partir de tema indicado.
Conteúdos:
Sugestões
de leitura
"Comédia
para se Ler na Escola", Luiz Fernando Veríssimo, Editora Objetiva.
"Para
Gostar de Ler: Crônicas", Vários autores (volumes 5 e 7), Editora Ática.
"Sobre
a Crônica", Ivan Ângelo, Revista Veja São Paulo, 25 de abril de 2007.
Procedimentos:
1º
passo: Questionar os alunos sobre assuntos relevantes e também corriqueiros de seu
cotidiano que possam ser transformados em textos. O professor deve mencionar
uma coisa qualquer para iniciar a discussão e, então, os alunos vão dizendo
outras coisas. Espera-se que eles mencionem coisas da vida deles como pequenas
intrigas, fim de semana, momentos da vida, etc;
2º
passo: Registrar na lousa os tópicos levantados;
3º
passo: Colocar na lousa a expressão "Meu Primeiro..." e pedir que os
alunos completem a expressão. Espera-se que os alunos completem com situações
como: "Meu primeiro passeio, skate, namorado, videogame, celular, beijo, etc;
4º
passo: Leitura do texto "Meu Primeiro Beijo", feita pelo professor;
5º
passo: Após a primeira leitura, o professor entrega o texto para os alunos e
lança algumas questões relacionadas ao vocabulário, elementos da crônica e
interpretação;
6º
passo: Os Alunos realizam a segunda leitura para contextualizar e relacionar
com outras atividades do seu cotidiano;
7º
passo: Introdução de outras crônicas, trabalhando com a leitura e a análise dos
textos, observando sempre as características próprias do gênero;
8º
passo: Após a realização de todos esses passos, o professor, junto dos alunos,
irá escolher um tema atraente e o relacionará a um fato do cotidiano para a
produção de uma crônica.
9º
passo: Revisar os textos feitos pelos alunos, corrigindo e orientando-os quanto
às questões do funcionamento da língua;
10º
passo: Cada aluno poderá ler sua crônica para toda a classe.
Avaliação:
Observação
da participação do aluno durante a realização de todas as atividades; Apreciação
dos trabalhos que poderão ser lidos, colocados em um painel, e até postados em
um blog.
Observações: É importante,
na condução da atividade, o professor não se perder na temática e focar em um
assunto que possa gerar polêmica por esbarrar em questões que se aproxima da
vida afetiva e sexual. O objetivo central que é o trabalho com a crônica tem
que ser mantido, e qualquer outra coisa que se possa extrair do texto deverá
ser feita de forma implícita pelo aluno.
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