sexta-feira, 28 de junho de 2013

Plano de aula – Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino

Crônica “Meu Primeiro Beijo”, de Antônio Barreto.


Público Alvo: 9º ano

Tempo Previsto: 10 aulas


Objetivos:

1) Analisar e identificar o gênero crônica;
2) Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros;
3) Identificar aspectos e características do gênero;
4) Caracterizar o narrador da crônica;
5) Produzir crônica a partir de tema indicado.


Conteúdos:

Sugestões de leitura
"Comédia para se Ler na Escola", Luiz Fernando Veríssimo, Editora Objetiva.
"Para Gostar de Ler: Crônicas", Vários autores (volumes 5 e 7), Editora Ática.
"Sobre a Crônica", Ivan Ângelo, Revista Veja São Paulo, 25 de abril de 2007.


Procedimentos:

1º passo: Questionar os alunos sobre assuntos relevantes e também corriqueiros de seu cotidiano que possam ser transformados em textos. O professor deve mencionar uma coisa qualquer para iniciar a discussão e, então, os alunos vão dizendo outras coisas. Espera-se que eles mencionem coisas da vida deles como pequenas intrigas, fim de semana, momentos da vida, etc;
2º passo: Registrar na lousa os tópicos levantados;
3º passo: Colocar na lousa a expressão "Meu Primeiro..." e pedir que os alunos completem a expressão. Espera-se que os alunos completem com situações como: "Meu primeiro passeio, skate, namorado, videogame, celular, beijo, etc;
4º passo: Leitura do texto "Meu Primeiro Beijo", feita pelo professor;
5º passo: Após a primeira leitura, o professor entrega o texto para os alunos e lança algumas questões relacionadas ao vocabulário, elementos da crônica e interpretação;
6º passo: Os Alunos realizam a segunda leitura para contextualizar e relacionar com outras atividades do seu cotidiano;
7º passo: Introdução de outras crônicas, trabalhando com a leitura e a análise dos textos, observando sempre as características próprias do gênero;
8º passo: Após a realização de todos esses passos, o professor, junto dos alunos, irá escolher um tema atraente e o relacionará a um fato do cotidiano para a produção de uma crônica.
9º passo: Revisar os textos feitos pelos alunos, corrigindo e orientando-os quanto às questões do funcionamento da língua;
10º passo: Cada aluno poderá ler sua crônica para toda a classe.

Avaliação:
Observação da participação do aluno durante a realização de todas as atividades; Apreciação dos trabalhos que poderão ser lidos, colocados em um painel, e até postados em um blog.


Observações: É importante, na condução da atividade, o professor não se perder na temática e focar em um assunto que possa gerar polêmica por esbarrar em questões que se aproxima da vida afetiva e sexual. O objetivo central que é o trabalho com a crônica tem que ser mantido, e qualquer outra coisa que se possa extrair do texto deverá ser feita de forma implícita pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário